Para quem ainda não conhece, o TKMEM128 é uma peça tão impressionante e rara para TK95/90X que eu só consegui obter a minha após 30 anos de espera e estou arriscando a minha vida apenas em falar nesse assunto (brincadeirinha, mas que eu esperei 30 anos, eu esperei).

Quando era guri e tive meu primeiro TK95 quando eu tinha os meus 13 anos, eu sempre me perguntei por quê a Microdigital (ou outro fabricante qualquer) não fabricava uma expansão de memória que transformasse o TK95 num ZX Spectrum 128 do qual naquele tempo a gente só ouvia falar e vez por outra conseguia ver fotos nas Your Sinclair da vida. Essa pergunta nunca teve resposta naquela época.

O TKMEM-128 é um expansor de memória para TK's compatíveis que como o nome já adianta, expande a memória original para 128, tornando os nossos amados TK's compativeis com praticamente todos os programas para ZX Spectrum 128 (nunca fabricados no Brasil, nem mesmo na forma de clones).

 

 

 

Existem 2 problemas com essa raridade.

 

1- Quem fabrica é o Eduardo Luccas (Luccas Eletrônica) e ele apenas faz alguns lotes de tempos em tempos sem data definida.

 

2- É possível instalar na placa principal uma eprom com a rom do zx spectrum 128, tornando o tk também compatível com o zx spectrum 128 no novo basic. Porém de maneira aleatória essa rom funciona em algumas placa de TK e em outras não, A mesma placa TKMEM128 dá boot com a rom de zx spectrum 128 em alguns tk's mas não em outros e nem mesmo o Eduardo sabia o porquê então passou a vendê-las sem este recurso ou deixando claro para quem compra que ele não se responsabiliza pelo não funcionamento da rom.

 

Bom, agora vai!

Esse problema foi descoberto numa das tantas tardes de manutenção para TKs dos últimos que eu despachei para seus donos. Eu já mando a placa com a alteração para apenas conectar o TKMEM128 sem precisar ficar abrindo o TK caso um dia a pessoa venha a comprar uma beleza dessas. 

 No meu TK95 e no meu ZX 95 Plus funcionava sem problemas, mas num desses TK's que estavam comigo para enviar naquela semana, não funcionava. Mas como? A placa era identica a uma das minhas.

 

 

Aproveitei que estava com a mão na massa e desmontei um dos meus para limpar e dar uma geral. Tirei todos os chips e comecei a limpeza. Na hora de montar uma de minhas placas passou a apresentar o clássico problema de travar no boot durante o uso do TKMEM128. Legal! Já era, O que tinha dado errado?

 

Fiquei literalmente debruçado sobre a placa olhando para ela, tentando entender e aí pá! A solução deste problema que se arrastava por anos estava bem debaixo do meu nariz, literalmente.

 

Quando eu tirei a minha ram baixa para limpar, eu peguei aleatoriamente chips que eu tinha para preencher a placa de volta, e comparando com a outra placa que eu tinha funcionando, essa era a grande diferença. 

 

 

 

 

Chips de ram -12. Parte das variáveis de sistema é copiada para a ram baixa logo ao ligar o TK.As memórias que eu tinha colocado tinham chips -12, -13 e -15. Como a caravana anda sempre na velocidade da carroça mais lenta, a RAM acaba demorando mais a se tornar disponível para essa cópia das variáveis da ROM e aí não tem mais o que se fazer.

 

Testei com a placa vendida cuja a TKMEM128 com as minhas RAM's -12 e... tcharam! Funcionou perfeitamente. Com boot 100% das vezes.

 

 Caso ainda ocorra eventualmente um ou outro travamento na tela de boot, recomendo fazer o mod de reset descrito no Cantinho do TK90x. Na figura abaixo, eu apenas substitui o capacitor de reset de 100nf (verde 104) por um de 10uf eletrolítico, mantendo o resistor, diferentemente do sugerido no cantinho do tk, e foi o suficiente para resolver problemas de travamento no reset dessa placa.

 

(FAÇA APENAS SE SOUBER O QUE ESTÁ FAZENDO!!!)

 

 

Um grande abraço e fiquem com Jesus!

Vinicius Beltrão