Turma, mais um mod inédito (eu acho) para nossos amados TK’s.

 

ANTES DE MAIS NADA LEMBRE-SE! Se seu tk explodir, queimar, desaparecer, for teletransportado, a culpa não é minha.

Faça apenas se:

 

1- Você tem intimidade com o ferro de solda

2- Você comprou um TK hermano

3- Você vai passar um tk para um hermano 

 

TK’s no Brasil estão virando diamantes de sangue (que dramático), quem tem, vende cada vez mais caro e os poucos em circulação estão indo parar nas mãos de colecionistas fidelíssimos que são meio que o destino final de tk’s.

Uma solução para colocar alguns tk’s no mercado é comprar de nuestros hermanos de países da américa do sul que ainda os vendem a preços razoáveis (o preço lá de fora, mais o correio, mais a tarifa de importação ainda conseguem ficar mais baratos do que comprar o tk na mão de um vendedor brasileiro). Um problema é que lá assim como aqui sempre tem algum espertinho e cancelar essa compra pode se tornar mais caro do que ficar no prejuízo. Então pensem bem antes de entrar numa dessas.

Se você decidiu comprar, ganhar, repatriar um TK importado, temos 3 (que na verdade se tornam 4 dependendo da versão da adaptação que seu tk tipo exportação sofreu) problemas a resolver.

 

1- O TK vai vir rodando a 50hz e aqui no Brasil o padrão é 60hz, então de cara você já vai sentir o tk rodando um pouco mais lento, mas isso é fácil de resolver seguindo as dicas do amado Eduardo Luccas e removendo o pingo de solda entre o pino 1 da ULA e o terra.

 

 

 

 

 

2- A rom vai vir com instruções em espanhol. Se isso não é um problema para você, pode deixar como está. Se for, vai ter que pedir a uma alma caridosa em um dos grupos que grave uma nova eprom em PT-BR para você e aí será necessário cortar a perna do pino 27 da eprom (ela não deve ser inserida no soquete) e fazer um jumper com um pingo de solda entre o pino 27 e o pino 28 para a eprom funcionar a contento.

 

3- O TK vai vir com um cristal de cores de pal-N. No Brasil é pal-M por padrão.

 

3.1- Se o seu TK veio com apenas 1 cristal, este terá nele gravado 14.328224. Caso positivo, remova este cristal e troque por um de 14.302444 que é o padrão brasileiro. Mas ainda não acabou, abra a caixinha de metal onde fica o circuito de vídeo. Ali você vai achar um resistor soldado ao pino de sinal do RCA e na outra ponta soldado à carcaça da caixinha que protege o circuito de vídeo, remova-o. Se nada deu errado seu TK foi repatriado com sucesso.

 

3.2- Nível hard (brincadeirinha). Se o seu TK veio com 2 cristais, você deve notar que o cristal principal (que é o que fica na posição normal do cristal) deve estar marcado como 14.30244 ou 14.302444. Aí nesse caso no canto esquerdo tem outro cristal como o da figura abaixo. É um cristal auxiliar gerador de cor para padrão pal-n, 3.582056 mhz, ele foi instalado no lugar do micro-choque que vem nas placas do mercado brasileiro em L2, vamos removê-lo.

 

 

 

 

 

No lugar dele vai entrar um micro-choque conforme encontrado na versão nacional (pode ser qualquer um entre 10uH e 47uH, eu testei 10uH, 27uH e 47uH e o resultado foi praticamente igual). Acrescentar resistor R71 que não está presente nessa placa por default, valor 3.3k laranja, laranja, vermelho.

Não ligue ainda, se ligar vai ver que a imagem está sem cor e distorcida

 

 

 

Agora a pegadinha. Por baixo da placa deve ter um jumper bem discreto fechando curto entre os 2 pinos do C39 (que está logo acima de L2). Remova esse jumper e seu tk também estará repatriado. Caso tenha dificuldade em achar esse jumper, deve ser uma trilha de metal bastante discreta que se olhar sem atenção passa batida (levei 1 dia para matar o pau que estava dando no vídeo) bem ao lado do conector kb1 no lado direito na parte inferior da placa.

 

 

 

Para reconverter o TK para pal-n caso queira se vender / presentear a algum apaixonado fora do país, basta reverter o processo. *Eu* particularmente gostei mais da imagem da versão com o cristal auxiliar descrito no item 3.2. Para tal basta remover o micro-choque L2, remover o R71, fazer um jumper entre as duas pernas do C39 e colocar um cristal de 3.582056 onde antes estava o micro-choque.

 

Até mais turma!

 

Vinicius Beltrão.